Fale conosco      SAC 0800 723 1134
Webmail      
Guia médico Institucional Clientes Prestadores Contrato Ouvidoria 2ª via de Boleto
Trabalhe conosco Guia médico Institucional Clientes Prestadores Contrato Ouvidoria 2ª via de Boleto

Unimed em Ação é um boletim criado para divulgar atividades da Unimed Nordeste Paulista e de suas Singulares.
É um canal de comunicação voltado a diretores, cooperados e colaboradores.

 

Unimed Araraquara doa 1.500 mudas para projeto ambiental 'Uma Nova Vida, Matão + Verde'


Unimed Araraquara doa 1.500 mudas para projeto ambiental em Matão/SP.
Plantas nativas foram destinadas ao plantio do projeto 'Uma Nova Vida, Matão + Verde'.

 

O Comitê de Gestão Ambiental da Unimed Araraquara realizou neste sábado, 27/04, a partir das 9h30, junto ao córrego Las Palmas, na cidade de Matão, a doação de 1.500 (mil e quinhentas) mudas nativas para o projeto 'Uma Nova Vida, Matão + Verde'. Essa ação é uma medida compensatória à emissão de CO? gerado nas nossas operações.

Fundado em 2005, o Grupo Matão + Verde conta com um time de voluntários composto por pessoas de diferentes frentes da sociedade matonense. Seu foco de atuação é na restauração ecológica, promovendo a arborização urbana, educação, proteção ambiental, entre outras.

'Ações de preservação como essa integram nosso leque de responsabilidade socioambiental. É sempre um prazer participar de ações com esse cunho coletivo', comenta Janaína da Silva, técnica de segurança do trabalho e membro do Comitê do Meio Ambiente da Unimed. Para Leônidas Mori, também membro do Comitê, 'o momento do plantio foi maravilhoso, pois ao realizarmos esse ato sabemos que gerações futuras serão beneficiadas pelo nosso pequeno gesto ambiental'.

Já para a gerente de Engenharia da Unimed, Naiara Paschoalino, 'é sempre um privilégio sermos convidados e poder contribuir com ações que, de alguma forma, vão propiciar condições ambientais melhores para as futuras gerações'.

Integram o Comitê de Gestão Ambiental da Unimed Araraquara: Janaína Cristina, Leônidas Mori, Alessandro Wiliam, Jessica Keiko, Elid Camila, Daniela Simone, Jaqueline Alexandre, Rosana Durante, José Vitor Rebello, Maria Aparecida, Luiz Fernando Dall Piaggi, Larissa Arroni, Joyce Rodrigues e Michele Cristina. O evento contou ainda com a presença dos voluntários Sandro Talarico, Lucila Teodoro, Ana Luiza Pereira, Lucas Reis, Elaine Daniel e Vagner Valério.

Jeito de Cuidar: lideranças Unimed Franca participam de evento de sensibilização e elaboram plano de ação

Na manhã do último dia 27 de março, os líderes da Unimed Franca e do São Joaquim Hospital e Maternidade participaram do encontro 'Sensibilização do Jeito de Cuidar', uma iniciativa da Unimed do Brasil com o propósito de cultivar e aprofundar a empatia e o cuidado entre seus líderes.

O evento contou com a presença de gestores, coordenadores, médicos assessores e membros da diretoria executiva, todos unidos pelo compromisso de fortalecer a qualidade do atendimento ao paciente. Os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre o impacto de suas ações e a importância de um atendimento humanizado.

Durante o encontro, um Plano de Ação foi desenvolvido pelos participantes, com o objetivo de criar iniciativas para a implementação das práticas do 'Jeito de Cuidar'.

Com eventos como esse, a Unimed Franca e o São Joaquim Hospital e Maternidade reafirmam seu compromisso com a contínua melhoria dos serviços prestados e com a empatia.

 

São Joaquim Run: promoção da saúde marca fim de semana em Franca

 

A 12ª edição da São Joaquim Run, realizada nos dias 13 e 14 de abril, marcou a história do evento com o maior número de participantes em seus 12 anos de realização. Promovida pela Unimed Franca e levando o nome do São Joaquim Hospital e Maternidade, a corrida reuniu impressionantes 2.100 atletas, divididos entre 1.760 adultos, 231 crianças e 37 pets, em um vibrante festival de dois dias dedicados ao esporte e à saúde.

O sábado foi reservado para as crianças e os pets, que desfrutaram de um dia repleto de atividades lúdicas e educativas, enfatizando a importância da integração entre saúde e diversão. O evento proporcionou um espaço seguro e alegre para que crianças e animais se movimentassem e brincassem, promovendo hábitos saudáveis desde cedo.

No domingo, 14 de abril, os adultos assumiram o protagonismo. Com a energia da manhã agradável, os corredores enfrentaram percursos de 5 km, 10 km e, pela primeira vez, uma desafiadora distância de 15 km. Além disso, a tradicional caminhada foi realizada.

A São Joaquim Run se consolida como uma das corridas mais emblemáticas da região, não apenas pelo seu impacto na promoção da saúde, mas também por fomentar um senso de comunidade e pertencimento entre os habitantes de Franca e arredores. A Unimed Franca e o São Joaquim Hospital e Maternidade reafirmam seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população.

#Mude1Hábito
Já no fim de semana anterior à corrida principal, no dia 07 de abril, aproveitando a iniciativa da Unimed do Brasil pelo Dia Mude1Hábito, foi organizado o Esquenta São Joaquim, um aquecimento para a São Joaquim Run que reuniu cerca de 300 atletas para uma corrida de 5 km e 10 km.

 

 

Sala de Vacinas Unimed Jaboticabal inicia vacinação contra a gripe

 

Já estão disponíveis na Sala de Vacinas Unimed Jaboticabal doses da vacina tetravalente. A vacina é indicada para crianças a partir de 6 meses, adultos, idosos e gestantes. Para crianças de 6 meses a menores de 9 anos (8 anos, 11 meses e 29 dias), no primeiro ano em que são vacinadas, é preciso tomar duas doses com intervalo de um mês entre elas.

A vacina pode ser ministrada em crianças a partir dos seis meses de vida. A vacinação contra a gripe deve ser realizada anualmente por ser uma doença provocada por um vírus altamente mutante. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe infecta de 5% a 10% de toda a população mundial todos os anos.

O objetivo da vacinação contra a gripe é diminuir a circulação dos vírus e, consequentemente, a necessidade de hospitalizações e complicações causadas pela gripe. Quanto mais pessoas se vacinarem contra a gripe, menor será a circulação do vírus, minimizando os riscos e fortalecendo a saúde comunitária. O agendamento do horário pode ser feito diretamente na Sala de Vacinas pelo telefone 99269-0025. Clientes Unimed têm desconto no valor da vacina.

A vacina da influenza pode ser ministrada junto a outras vacinas contra outras doenças. São raros os casos de contraindicação à vacina da gripe, entre elas a presença de quadros febris agudos ou alergia a algum componente da vacina.

A vacina da gripe não desencadeia a doença. Algumas pessoas vacinadas podem apresentar reações adversas bem comuns, como febre, dor e vermelhidão no local da aplicação até 24/48 horas após a vacinação. É fundamental manter a carteira de vacinação em dia e aumentar a proteção contra outros problemas de saúde.

Mais sobre a gripe

Sintomas da gripe:
A gripe é uma doença que acomete as vias respiratórias.

Os sintomas da gripe podem variar de pessoa para pessoa. Os principais são:

  • Febre;
  • Coriza;
  • Dor de garganta;
  • Tosse;
  • Dor no corpo;
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga;
  • Prostração;
  • Olhos avermelhados e lacrimejantes.

Hospital Unimed é novamente reconhecido por excelência no atendimento aos pacientes de AVC


Programa Angels Initiative é uma ação global que visa melhorar a qualidade do atendimento ao AVC em hospitais de todo o mundo

 

O Hospital Unimed Ribeirão Preto recebeu o prêmio Angels (Angels Awards), nível Platinum, do Programa Internacional Angels Initiative, que reconhece a excelência no atendimento a casos de acidente vascular cerebral (AVC). O projeto Angels Initiative, da gigante farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim, em parceria com diversas instituições, atua em escala global para preparar hospitais para o atendimento de excelência ao AVC. Através de treinamentos, materiais didáticos e análise de dados, o projeto auxilia no aprimoramento contínuo dos serviços prestados.

Pela primeira vez no Brasil, a representante do Angels Initiative, Belén Velázquez, visitou apenas seis hospitais em todo o país para uma cerimônia presencial de entrega das placas dos certificados, como forma de reconhecimento ao excelente serviço de atendimento ao Protocolo de AVC. Dos seis hospitais certificados, quatro são do estado de São Paulo, entre eles, o Hospital Unimed Ribeirão Preto. Durante a cerimônia de premiação, que aconteceu no dia 27 de março, no auditório do Hospital da Unimed, Belén Velázquez ressaltou que no mundo todo são poucos os hospitais que conquistaram a certificação Platinum. 'São poucos os hospitais detentores do selo Platinum devido à nossa rigorosa análise de adesão aos protocolos. Alcançar esse reconhecimento é a celebração de um trabalho árduo de toda a equipe hospitalar, evidenciando o compromisso em oferecer cuidados excelentes aos pacientes. Este selo não apenas representa um reconhecimento significativo da qualidade assistencial, mas também reflete o compromisso primordial com a saúde e bem-estar dos pacientes', disse a líder global.

A certificação
No primeiro e segundo trimestre de 2023, o Hospital Unimed já havia sido reconhecido com o nível Ouro Angels Awards. 'A conquista do nível Platinum (a partir do terceiro e quarto trimestre de 2023 e primeiro trimestre de 2024) é um reconhecimento do nosso compromisso com a excelência no atendimento aos casos de AVC', afirma João Almiro Ferreira Filho, diretor técnico do HURP. 'Este prêmio é dedicado a todos os profissionais que trabalham no hospital para salvar vidas e reduzir sequelas em pacientes com AVC', completa.

No ano passado, o Hospital Unimed Ribeirão Preto atendeu 153 pacientes com AVC, um aumento de 42% em relação aos anos anteriores. Dentro desse grupo, em um recorte de 100 casos de AVC isquêmico, 61 pacientes receberam terapia de reperfusão, que consiste na administração de medicamentos ou na realização de um procedimento para desobstruir as artérias cerebrais. 'A terapia de reperfusão restitui a circulação cerebral normal, aumentando em 30% a chance de o paciente ficar sem sequelas. Essa terapia só é possível nessa taxa tão alta, com um atendimento extremamente organizado, tanto no intra-hospitalar como no pré-hospitalar, e a Angels Initiative nos auxilia nesse processo constante de treinamento e organização de equipes, processos e melhorias do protocolo', explica a coordenadora da equipe de neurologia do hospital, Soraia Ramos Cabette Fabio.

Segundo a médica, além desse item, outro fator que contribuiu para a certificação foi a melhora nos índices de avaliação da deglutição em pacientes pós-acidente vascular cerebral. 'A avaliação da deglutição por exame fonoaudiológico precoce é essencial para uma boa evolução do paciente, pois diminui os índices da principal causa de piora pós-AVC, que é a pneumonia aspirativa', comenta.

Atendimento prioritário
No Hospital da Unimed Ribeirão Preto, o atendimento ao AVC é priorizado e realizado por equipes altamente capacitadas. Desde a recepção, o paciente é triado e direcionado à sala de urgência, onde recebe atendimento imediato de enfermagem especializada. Um neurologista está disponível 24 horas por dia para avaliação e diagnóstico. A equipe de radiologia intervencionista também está disponível 24 horas para realizar cateterismo dos vasos cerebrais, quando necessário. Exames de tomografia e ressonância magnética são realizados a qualquer hora do dia ou da noite para confirmar o diagnóstico. O HURP possui Unidade de Terapia Intensiva e Coronariana com 41 leitos e Unidade de Internação Hospitalar com 140 leitos, ambas com equipes treinadas no atendimento a pacientes com AVC.

 

 

Hospital da Unimed Ribeirão Preto recebe selo 'UTI Top Performer'


Certificado oferecido pela Epimed Solutions e Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) reconhece as unidades de terapia intensiva geral e cardiológica do HURP entre aquelas com melhor performance em todo o Brasil

 

A UTI geral adulta e a Unidade de Terapia Cardiovascular Avançada (UTCA) do Hospital da Unimed Ribeirão Preto receberam o selo 'UTI Top Performer', uma iniciativa da Epimed Solutions para destacar as unidades com melhores performances em todo o território nacional.

A avaliação é feita de acordo com as Matrizes de Eficiência do sistema Epimed Monitor, que utilizam os parâmetros Taxa de Mortalidade Padronizada e Taxa de Utilização de Recursos Padronizada, ajustados à gravidade do paciente.

De acordo com Gil Teixeira, coordenador médico da Unidade de Terapia Intensiva geral adulta do hospital, com 21 leitos, um total de 1.800 UTIs brasileiras participam do programa e somente 177 receberam a distinção. 'Os principais fatores que nos levam a ter este reconhecimento são o alto nível de qualidade de atendimento, sempre priorizando o resultado positivo, acolhimento dos familiares, uso de tecnologia de ponta e qualificação profissional de todos os envolvidos no trabalho', destaca Teixeira.

A UTI cardiológica do Hospital Unimed Ribeirão Preto, reconhecida pela quarta vez com o selo da Epimed, possui 20 leitos e mais de 30 cardiologistas, responsáveis por diversos procedimentos de alta complexidade. 'Este reconhecimento se deve à equipe altamente capacitada, ao apoio da diretoria do hospital e à rede de apoio de alta complexidade em cardiologia, que reflete em menores índices de mortalidade e de readmissão e nos coloca entre as melhores unidades do país', comenta Pedro Schwartzmann, médico e coordenador da UTCA.

Criado em 2010, o projeto 'UTIs Brasileiras', desenvolvido pela Epimed e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), tem como objetivo caracterizar o perfil epidemiológico das unidades de terapia intensiva no Brasil e compartilhar informações que possam ser úteis para orientar políticas de saúde e estratégias, com o objetivo de melhorar o cuidado com pacientes críticos. O projeto estimula ainda o uso de indicadores de qualidade e desempenho na gestão das UTIs e, com isso, busca aprimorar a qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes no Brasil. 'Atuamos de modo a garantir que as nossas UTIs entreguem excelência e qualidade no cuidado dos pacientes de alta complexidade', finaliza Teixeira.

Unimed São Carlos recebe visita de representante internacional do selo Angels

 

O Hospital Unimed São Carlos ? Unidade I recebeu a visita da líder Global Angels, Belén Velásquez, no último dia 27 de março, para conferir os protocolos de atendimento aos pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) e parabenizar a unidade pela qualidade do serviço prestado.

O Hospital Unidade I iniciou a jornada na Iniciativa Angels em 2020 e, desde então, vem conquistando selos trimestrais de excelência no atendimento ao AVC, somando 2 selos Gold e 3 selos Diamond, sendo o primeiro hospital da rede particular do Brasil a conquistar o status Diamond. A unidade hospitalar da Unimed São Carlos foi um dos seis hospitais escolhidos no país que recebeu a visita da líder Global.

Além de Velásquez, também estiveram presentes, representando o selo Angels, a líder Angels Brasil, Kamila Fachola, a consultora científica, Karla Leal Trevisan, e a gerente de grupo de assuntos médicos, Nivia Tosetto. Representando o Hospital Unidade I, a visita contou com a presença do médico neurocirurgião responsável pelo protocolo de AVC, Lucas Bonadio, o médico coordenador do Pronto Atendimento Adulto, Daniel Vanzo, a gerente da Garantia da Qualidade, Esmarilda Lopes Verdério, a enfermeira da Qualidade responsável pelo gerenciamento do protocolo de AVC, Kellen Nogueira, a coordenadora assistencial hospitalar, Vanessa Marolla B. Antonio, a supervisora do Pronto Atendimento Adulto, Daphne Faggian, o superintendente de Recursos Próprios, André Luiz Steiner Stellet, e a equipe de enfermagem do Pronto Atendimento.

Na ocasião, foi apresentado para a Belén Velásquez o protocolo utilizado no Pronto Atendimento aos pacientes que chegam com suspeita/diagnóstico de AVC, enfatizando a qualidade e agilidade no atendimento prestado pela equipe multiprofissional.

Lucas Bonadio, médico precursor do projeto, ressalta a importância dessa visita. 'Hoje, nós recebemos a visita de uma pessoa que veio de fora do país para reconhecer a nossa instituição como referência no mundo em atendimento ao protocolo de AVC. O Angels foi um projeto que implantamos a fim de receber esse reconhecimento e hoje, além dessa conquista, nós conseguimos manter, todo trimestre, a qualidade do atendimento por mais de 2 anos.'

Iniciativa Angels
O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo. A prevenção pode evitar 90% dos casos e o reconhecimento dos sinais de alerta do AVC, bem como o rápido tratamento em um centro de referência, podem diminuir a chance de sequelas.

Estabelecida pela Boehringer Ingelheim, a Iniciativa Angels é um projeto internacional que habilita hospitais em todo o mundo a atenderem pacientes com AVC. O objetivo principal da Angels é aumentar o número de centros capacitados para tratamento do AVC e melhorar a qualidade dos centros existentes. O projeto fornece suporte para implementação, manejo de protocolos, treinamentos para diversas áreas envolvidas no processo e monitoramento do desempenho do hospital.


Esse site utiliza cookies para viabilizar a sua navegação, gerenciar suas funcionalidades e aprimorar sua interação com nossos produtos e serviços. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, precisam de seu consentimento para serem utilizados.
Para saber mais visite a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Esse site utiliza cookies para viabilizar a sua navegação, gerenciar suas funcionalidades e aprimorar sua interação com nossos produtos e serviços. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, precisam de seu consentimento para serem utilizados.
Para saber mais visite a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.