Fale conosco      SAC 0800 723 1134
Webmail      
Guia médico Institucional Clientes Prestadores Contrato Ouvidoria 2ª via de Boleto
Trabalhe conosco Guia médico Institucional Clientes Prestadores Contrato Ouvidoria 2ª via de Boleto

Unimed em Ação é um boletim criado para divulgar atividades da Unimed Nordeste Paulista e de suas Singulares.
É um canal de comunicação voltado a diretores, cooperados e colaboradores.

 

Hospital São Paulo inaugura centro exclusivo para tratamento de feridas complexas

 

Serviço é composto por leitos de UTI e enfermaria em ambiente fechado e atuação de equipe multidisciplinar dedicada ao tratamento de pacientes com feridas complexas.

O Hospital São Paulo, localizado na Rua Visconde de Inhaúma, 1.600, e administrado pela Unimed Ribeirão Preto, inaugurou no dia 28/11 seu centro dedicado ao atendimento exclusivo de pacientes com feridas complexas. 'Anteriormente, pacientes nestas condições permaneciam em leitos de isolamento na UTI geral e enfermarias, o que era possível, mas não era o ideal. Neste novo modelo, teremos muito mais qualidade no atendimento, com equipe especializada atuando no tratamento e diminuindo riscos de complicações como infecções, por exemplo, além de mais incidentes em um ambiente compartilhado com outros pacientes', explica o cirurgião plástico Felipe Nogueira, coordenador da equipe do centro de atendimento aos pacientes com feridas complexas.

Além de Nogueira, a equipe multidisciplinar do Hospital São Paulo é extensa, composta pelo também cirurgião plástico Bruno Barbosa, o microcirurgião Alex Calderon e equipe, o Time de Resposta Rápida (TRR), sob coordenação do médico Leandro Batista Pereira, médicos intensivistas adultos e pediátricos, infectologistas, equipes de nutrição, fisioterapia, psicologia e assistência social. 'O que diferencia o atendimento é a equipe multidisciplinar em atuação, pois poucos hospitais privados contam com uma equipe tão completa quanto a nossa. E agora, em um ambiente exclusivo, o serviço acaba se tornando cada vez mais eficiente pela consolidação progressiva de rotinas, protocolos e especialização de todos os profissionais envolvidos nesse tipo de tratamento, que é de alta complexidade', comenta Nogueira.

Estrutura
O espaço físico do novo serviço é composto por balcão de enfermagem exclusivo e dois leitos amplos de UTI monitorizados, em ambiente fechado, climatizado, com um banheiro privativo e um aparelho de televisão para cada um dos leitos, para tornar mais confortáveis as internações prolongadas, como é o caso de pacientes com grandes queimaduras. Para atendimento pediátrico, há espaço para acomodar acompanhante com conforto e privacidade. Anexo ao Hospital São Paulo, o centro conta com uma Unidade de Medicina Hiperbárica que auxilia no tratamento de feridas complexas, como acontece com grandes queimados, acelerando o processo de cicatrização das feridas.
Atualmente, o serviço conta com os mais modernos recursos existentes no tratamento de feridas, como curativos impregnados com prata, instrumental cirúrgico de última geração, como dermátomos elétricos e expansores de tecido, além da disponibilidade de uso de matriz dérmica em casos com indicação.

Sobre o atendimento a queimados
O atendimento hospitalar a queimados é essencial para garantir a sobrevivência e a recuperação do paciente. O tratamento inicial deve ser realizado o mais rápido possível, pois as queimaduras podem causar danos graves à pele, músculos, nervos e ossos.

O tratamento a pacientes com queimaduras dos mais variados graus inclui desde atenção clínica intensiva até os cuidados com as feridas, que são limpas e desinfectadas antes de receberem curativos protetores, medicações como antibióticos para prevenir infecções, analgésicos para controlar a dor e anti-inflamatórios para reduzir o inchaço.
Na maioria dos casos graves que permanecem internados, são necessárias inúmeras cirurgias para remover a pele desvitalizada pelas queimaduras (desbridamentos) e reconstrução com uso de enxertos de pele, associados ou não à matriz dérmica, ou retalhos microcirúrgicos em casos de queimaduras mais profundas.

Estima-se que ocorram cerca de 1 milhão de acidentes com queimaduras por ano em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 150 mil internações por ano - em 80% dos casos pelo SUS -, e cerca de 2.500 pacientes podem falecer direta ou indiretamente pelas lesões das queimaduras.

'Com a abertura deste setor exclusivo para tratamentos de feridas complexas teremos um grande progresso no atendimento aos pacientes com grandes queimaduras. Isso vai proporcionar um ambiente muito mais limpo, menos contaminado, sem outras infecções ou patologias. Os resultados atingidos com a criação deste centro proporcionarão um maior índice de sucesso no tratamento, impactando não só na morbidade, mas também na redução da mortalidade. Com quedas significativas nos níveis de infecção, por exemplo, a expectativa é que o tempo de internação e tratamento seja muito menor, ocorrendo também uma redução das sequelas ocasionadas pelas grandes queimaduras', finaliza o cirurgião plástico Felipe Nogueira.

O início
O Centro para Tratamento de Feridas Complexas teve o seu embrião há nove anos. O médico e diretor do Hospital São Paulo, Moysés de Oliveira Lima Filho, que também é vice-presidente da Unimed Ribeirão Preto, lembra que o desenvolvimento do serviço foi lento, porém sustentável, mas que hoje se consolida com a criação de um ambiente de UTI exclusiva, além de leitos de retaguarda de isolamento - também dedicados aos pacientes que não necessitem mais da terapia intensiva. 'A importância deste centro extrapola os limites de Ribeirão Preto e região, uma vez que recebemos pacientes de outras regiões do estado de São Paulo, assim como de outras regiões do Brasil. Para os beneficiários da cooperativa médica, o local significa um incremento significativo de segurança e qualidade assistencial', ressalta.

 

Dia das Crianças com visita dos filhos de colaboradores na cooperativa

 

Unimed Nordeste Paulista realiza ação no Dia das Crianças com visita dos filhos de colaboradores na cooperativa.

'Onboarding Kids': esse foi o tema da nossa Ação no Dia das Crianças no mês de outubro de 2023.

Mamães e papais, enquanto colaboradores da Unimed Nordeste Paulista, buscaram seus filhos para trazer na Unimed e conhecer o trabalho dos seus pais através de um tour divertido pela empresa. Foram organizadas duas turmas para a visita das crianças, sendo uma turma no período da manhã e outra turma no período da tarde.

Cada setor recebeu as visitas das nossas kids oferecendo kits de guloseimas para todas as crianças de idade até 12 anos e mostrando como funciona o trabalho no setor. As crianças ficaram empolgadas e felizes, mostrando-se curiosas, fazendo perguntas a respeito e respondendo conforme íamos conversando com elas. Alguns setores tiveram a ideia de animar com brincadeira lúdica e materiais visuais para melhor entendimento das crianças.

No final do tour pela sede da empresa, deslocamos todos para o Espaço Social e oferecemos bebidas, pipocas gostosas, sorvete de três sabores e cachorro-quente delicioso para as crianças e colaboradores, papais e mamães. No mesmo espaço, liberamos a mesa de sinuca para crianças maiores aproveitarem e interagirem com a supervisão de adultos, e ao lado, contamos com um espaço instagramável para fotografias, além da presença de personagens para fotos e interação com as crianças que receberam a surpresa com muita alegria.

Para lembrança nesse dia, entregamos crachás infantis com as fotinhos de cada filho dos colaboradores mamãe e papai no crachá, para mostrar que as crianças agora têm crachá igual ao que seus papais usam diariamente para o trabalho.

Foi um momento muito alegre e com forte interação, tanto para as crianças quanto para os adultos colaboradores mamães e papais, que ficaram emocionados e compartilhando gratidão por pertencer a essa empresa.

 

Unimed Franca encerra projeto de desenvolvimento de líderes de 2023

 

Novembro é o mês que marca a finalização do projeto 'Líderes em Ação: criando reações positivas em cada setor', o programa de desenvolvimento de líderes da Unimed Franca em 2023. O tema foi escolhido para demonstrar como a ação de cada líder gera uma reação em cada colaborador.

Durante o projeto, o setor de Gestão de Pessoas da Unimed Franca e do São Joaquim Hospital e Maternidade colocaram cada líder da cooperativa e de seu hospital em contato com temas relevantes do cotidiano das empresas, que foram:

  • Gestão de clima organizacional, em 23 de março;
  • Comunicação Assertiva, em 20 de abril;
  • Treinamento e desenvolvimento de equipes, em 18 de maio;
  • Liderança e motivação de equipe; em 06 de julho;
  • Liderança para resultados, em 24 de agosto;
  • Coaching e feedback, em 05 de outubro.

Os cinco temas foram trabalhados em encontros mensais encabeçados pelo mentor Alex Bertoldi, professor, psicólogo e consultor, que tem como foco ajudar pessoas a lidarem de maneira saudável e eficaz com estratégias de aprendizagem, sem fórmulas mágicas, potencializando seus resultados.

Já a abertura do projeto, que ocorreu em 02 de março deste ano, teve como grande destaque a presença de Hélio Rubens Garcia Filho, o Helinho. O ex-atleta e atual campeão mundial de basquete, como técnico do Sesi Franca Basquete, conduziu um bate-papo sobre liderança e gestão de grupo com os líderes da singular em um encontro no Pedrocão, o templo do basquetebol nacional. O encontro 'Gestão de mudanças' aconteceu no dia 23 de novembro e marcou o encerramento desse projeto promissor, que retornará em 2024.

Unimed Norte Paulista inaugura clínica para atendimento de autistas

 

A cooperativa deu mais um importante passo no dia 31 de outubro, quando inaugurou a Clínica Evoluir, um novo projeto alinhado aos objetivos de proporcionar serviços próprios, focados em seus beneficiários, no tratamento de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

'O TEA é uma condição que afeta inúmeras famílias em todo o mundo, e é nosso compromisso proporcionar um espaço de esperança, amor e cuidado. Nossa clínica nasce da convicção de que todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, merecem a oportunidade de alcançar seu pleno potencial'.

Esse é um momento significativo, não apenas para a nossa equipe, mas para toda a comunidade que anseia por apoio e compreensão. Sabemos que quanto mais precoce o diagnóstico, maiores serão os níveis de sucesso no desenvolvimento das crianças.

Quando a Unimed pensou no nome Evoluir, foi com o intuito de que essas crianças possam, cada vez mais, integrar-se à sociedade, diminuindo a sua necessidade de suporte e, realmente, evoluir em seu aprendizado e autonomia.

O local foi planejado para interagir, proporcionar e aplicar as técnicas necessárias para o desenvolvimento e evolução dos pacientes em seus diferentes níveis de necessidades, com área ampla e arejada, salas com comodidade, sala de integração sensorial e parquinho para integração.

Todos os profissionais utilizarão tablets para registro das atividades e compartilhamento com as crianças. Teremos também uma horta horizontal para plantio e manuseio.

Através do desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas, motoras, de linguagem e de autocuidado, o conjunto multidisciplinar visa favorecer e estimular a independência e autonomia dessas crianças, com intervenção precoce intensiva e protocolos individualizados.

A clínica atenderá toda a cobertura referente à área da Unimed Norte Paulista. A triagem e encaminhamento serão a partir da indicação médica e avaliação da equipe multidisciplinar que concluirá o diagnóstico para admissão.

A equipe será formada por especialista em Terapia Aplicada ao Comportamento (ABA), fonoaudiologia, terapia ocupacional e aplicadores, totalizando dez colaboradores inicialmente.

 

 

 
 

Unimed Ribeirão Preto está entre as 20 melhores empresas para se trabalhar no interior de São Paulo

 

Avaliação é do Instituto Great Place to Work (GPTW) e, mais uma vez, a cooperativa médica foi destaque entre as melhores empresas premiadas.

O Instituto Great Place to Work - GPTW (Grandes Empresas para se Trabalhar) premiou as 100 melhores empresas para se trabalhar no Estado de São Paulo em 2023 e a Unimed Ribeirão Preto, novamente, não somente figura na lista, como aparece em 16º lugar no ranking, mantendo-se no destacado grupo das 20 melhores instituições avaliadas. Em relação ao ano anterior, a operadora de saúde avançou dois pontos na classificação. No total, 1.269 empresas participaram do processo da GPTW.

'Receber esse reconhecimento vai além da satisfação. É uma validação do nosso cuidado com as pessoas que dedicam seu tempo e acreditam na missão da Unimed Ribeirão Preto em oferecer os melhores cuidados e atenção aos mais de 170 mil clientes. Fica evidenciado que temos um ambiente de trabalho pautado na colaboração e no respeito', comenta Gustavo Ribeiro de Oliveira, presidente da cooperativa.

A gerente de pessoas da Unimed Ribeirão Preto, Cecília Neves, reforça as palavras do presidente. 'É um reconhecimento que premia um trabalho totalmente focado no cuidar das pessoas com excelência. Um trabalho que só é possível em função do apoio e parceira da diretoria, das lideranças e da participação ativa dos colaboradores da Unimed na promoção de um ambiente de trabalho cada vez mais harmonioso e saudável para todos', disse.

A certificação
Especializada e referência global em pesquisa de clima organizacional, a GPTW adota metodologia específica para medir o nível de confiança do quadro profissional das empresas a partir de cinco referências: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. A lista de premiação é segmentada pelo porte de cada uma e divididas entre a cidade de São Paulo e sua região metropolitana e interior do Estado. Cada divisão premiou 20 empresas de grande porte, 20 médias e dez pequenas.

O consultor de relacionamento do Instituto Great Place to Work, Rodrigo Giovani, explica que a seleção da classificação final considera duas etapas de certificação. A primeira é a pesquisa sobre o clima organizacional, respondida de forma espontânea pelos colaboradores. A segunda mapeia e avalia as práticas culturais adotadas. 'A composição da nota final e, consequentemente, a definição do lugar de cada empresa no ranking, é feita pela junção das pontuações nessas etapas', esclarece Giovani.

Julio Cesar Paim, CEO da Unimed Ribeirão Preto, explica que a chegada de mais esta certificação é uma confirmação de que os colaboradores estão no centro das atenções da cooperativa. 'Esta premiação nos é dada pelos colaboradores, que elegem e reconhecem suas empresas como as melhores. Temos um olhar extremamente atento à gestão de carreiras e contamos com uma política que reúne respeito, desenvolvimento de novas lideranças e educação continuada, atenção à saúde e segurança do trabalhador e oferta de oportunidades profissionais de maneira equânime, independentemente de sexo, credo ou etnia', destaca Paim. Hoje a cooperativa congrega 1.700 pessoas e, para o executivo, motivá-las diariamente é o que move a instituição. 'Nosso agradecimento é para cada profissional que, todos os dias, pactua e coloca em prática nosso objetivo central de cuidar e acolher as pessoas', completou o CEO.


Esse site utiliza cookies para viabilizar a sua navegação, gerenciar suas funcionalidades e aprimorar sua interação com nossos produtos e serviços. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, precisam de seu consentimento para serem utilizados.
Para saber mais visite a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Esse site utiliza cookies para viabilizar a sua navegação, gerenciar suas funcionalidades e aprimorar sua interação com nossos produtos e serviços. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, precisam de seu consentimento para serem utilizados.
Para saber mais visite a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.