Encontro de Liderança e Comunicadores
No dia 04 de agosto, quinta-feira, a Federação Nordeste Paulista e suas Singulares participaram do Encontro de Liderança e Comunicadores, promovido pela OCESP/Sescoop, contando com a participação de mais de cem lideranças e comunicadores de todos os ramos de cooperativas da cidade de Ribeirão Preto e região.
O encontro teve como objetivo melhorar a representatividade política do cooperativismo e fortalecer a comunicação estratégica, apresentando os impactos positivos que traz para a nossa sociedade, fazendo assim, com que mais pessoas escolham produtos e serviços cooperativos, e que mais parlamentares conheçam e defendam o nosso modelo de negócio.
Edivaldo Del Grande, presidente do Sistema OCESP, fez a abertura do evento, destacando o importante papel das cooperativas na sociedade e também para que todos os ramos se engajem politicamente. Além disso, foram apresentadas algumas palestras por convidados profissionais renomados como: Humberto Dantas, cientista social, que apresentou a palestra 'Cooperativismo e Democracia - Como interagir com o poder público, de maneira estratégica, racional e respeitosa.'
Na mesa redonda com os comunicadores, com o tema 'Comunicação estratégica e colaborativa' contamos com o jornalista José Nêumanne Pinto, criador da coluna 'Direto ao Assunto', o professor de comunicação Luiz Fernando Santoro, e a gerente de marketing e comunicação do Sistema OCB, Samara Araújo, onde expuseram suas experiências.
Para finalizar, ainda tivemos palestra com o tema 'Compliance, Representação Política do Cooperativismo', com o assessor de relações institucionais Ricardo de Saboya, e por último, a gerente do Sistema OCB, Samara Araújo, abordou o Movimento SomosCoop e Andreia Pinheiro, gerente de gestão de cooperativas do Sistema OCESP, apresentou informações sobre o Prêmio Somos Coop Melhores do Ano.
2ª Edição da TeckWeek
No ano de 2021, foi aprovado pela Diretoria Executiva o hub de inovação da Unimed Federação Nordeste Paulista, o INPULSO. Que no mesmo ano divulgou seu primeiro projeto (TECHWEEK) com objetivo de fomentar a inovação nos colaboradores de diversos setores. E a primeira edição da TECHWEEK foi um sucesso.
Para o ano de 2022, o INPULSO divulgou a data da segunda edição que foi de 17/10 a 21/10 e a expectativa estava bem alta devido ao grande sucesso da primeira edição.
A TECHWEEK é uma semana de inovação em que os colaboradores de todos os setores podem se organizar em grupos para pensarem em um projeto que seja inovador para a empresa ou setor, independentemente de ser uma novidade ou não. Eles criam o projeto, a apresentação e no último dia da Semana TechWeek são avaliados por jurados e concorrem a prêmios em dinheiro.
Apesar de a TECHWEEK se iniciar no dia 17/10, a equipe INPULSO realizou quatro oficinas nas quatro sextas-feiras do mês de setembro para as equipes inscritas nas competições, com o objetivo de auxiliá-las a estruturarem suas ideias até a semana do evento. Contando com a presença de Fabiano Rezende, gerente de tecnologia da Unimed Ribeirão Preto, Eduardo Cicconi, diretor Supera Parque e Alex Bertoldi, mentor Supera Parque.
Durante a semana, o evento contou com duas oficinas para todos os colaboradores: Design Thinking (ministrada por Eduardo Cicconi, diretor Supera Parque) no dia 17/10 e Inteligência Artificial Aplicada (ministrada pelo professor Renato Tinós) no dia 19/10, e com duas competições de ideias: Batalha de Ideias (no dia 18/10) e Ideathon (no dia 20/10). Dia 21/10 foi o dia do anúncio dos vencedores e das premiações, encerrando a TECHWEEK.
O Ideathon (dia 20/10) foi a atração tida como a competição mais aguardada, pois se trata da competição com premiação monetária. A equipe vencedora leva três mil reais, a equipe vice-campeã dois mil reais, enquanto a equipe terceira colocada ganha mil reais.
Julgada por uma comissão de jurados qualificados e estrategicamente composta por Alisson (gerente de inovação Unimed do Brasil), Tatiana (coordenadora de sistemas Unimed FESP), Adriana (gerente de tecnologia Unimed Franca), Fabiano Rezende (gerente de tecnologia Unimed Ribeirão Preto) e Ildeberto Rodello (professor da USP Ribeirão Preto).
As equipes ganhadoras foram:
1º Life sem fronteiras
2º Stamp Automation
3º Fale com a Pathy.
Outra atração para a semana, foi o Instagram oficial do INPULSO (inpulso_innovation) divulgado a todos os colaboradores, onde constavam fotos e vídeos do evento em tempo real.
Os detalhes dos projetos estão no site www.inpulso.com.br, na aba de projetos.
Exposição Outubro Rosa
A Unimed Alta Mogiana inaugurou no último dia 15 de outubro a exposição Outubro Rosa, com o objetivo de inspirar e conscientizar, através de mulheres que estão lutando contra o câncer de mama.
O acervo traz imagens de mulheres de nossa cidade que estão enfrentando ou já enfrentaram a doença.
A exposição acontece até o dia 15 de novembro nas dependências da ETEC Alcídio de Souza Prado.
Vale a pena conferir!
Evento Semana da Pessoa com Deficiência
A Unimed Alta Mogiana, em evento que visou a conscientização da Semana da Pessoa com Deficiência, realizou no dia 20/10 uma ação com as instituições local da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e o Projeto Vitória.
Foram realizadas atividades de recreação com a equipe do Tio Cabelinho, como brincadeiras educativas e de alta interação. Os alunos também receberam um delicioso lanchinho, enviado pela Unimed Alta Mogiana.
Esta é mais uma demonstração da forte integração que a Unimed Alta Mogiana mantém com a comunidade local.
Valorizar entidades como a APAE e o Projeto Vitória é, acima de tudo, fazer o bem às pessoas que trabalham incansavelmente pelos PcDs.
32 anos de história
FUNDADO EM 1990, HOSPITAL COMEMORA ANIVERSÁRIO COM AVALIAÇÃO DE PASSADO, PRESENTE E FUTURO
O São Joaquim Hospital e Maternidade, hospital próprio da Unimed Franca, completou, no dia 18 de outubro, 32 anos de uma história que começou em 1990, quando um grupo de médicos francanos se uniu para dar forma ao novo hospital da cidade, que contava ainda com um plano de saúde próprio.
Em dezembro de 1999, com a estabilização do número de usuários de planos de saúde, a singular adquiriu o São Joaquim para melhorar o atendimento. Então, de um dia para o outro, de vinte mil clientes e cinquenta médicos, o hospital passou a atender uma população de, aproximadamente, noventa mil pessoas, contando com um corpo clínico de 240 médicos.
Passado e presente
Não existe futuro sem passado. É através da história que se consolidam os resultados, sejam eles negativos ou positivos. No São Joaquim Hospital e Maternidade essa história fez parte de inúmeras outras, entre elas, a do Dr. Paulo Sergio Faleiros, médico gastroenterologista que atualmente é Diretor de Administração Hospitalar.
'Sou médico cooperado da Unimed de Franca desde 1976. Fui diretor presidente por três mandatos e ocupei vários outros cargos administrativos em diversas gestões até chegar à administração hospitalar do São Joaquim. Participei ativamente da compra do hospital e poucos meses depois assumi a presidência da Unimed Franca, ficando responsável por unir os médicos cooperados na missão de abraçar a novidade. Juntos, pagamos rapidamente as prestações, equipar adequadamente o hospital e construir os CTI´s adulto e infantil. É emocionante e grandioso o que se consegue quando ocorre união entre as pessoas!', conta Dr. Paulo Sérgio.
O dia a dia de um hospital é diferente de tudo que estamos acostumados, afinal, é por ali que os sentimentos mais extremos se confundem entre a alegria da chegada de uma nova vida e a perda de uma pessoa querida. 'A vivência dentro de um hospital traz experiências inesquecíveis quase todos os dias. Ninguém fica insensível às dores e dramas que se apresentam com frequência', comenta o médico. E a pandemia foi um momento marcante na história de muitos.
'Nos anos da pandemia, todas estas situações tinham números superlativos e se desenrolavam com grande rapidez. A situação era tão incerta que nós, da diretoria hospitalar e lideranças de diversos setores do hospital, fazíamos uma reunião diária, presencial, para determinar as condutas e as providências necessárias para as próximas 24 horas. Não se arriscava planejamentos por tempo maior, tal a rapidez das mudanças do cenário. Ora havia uma ameaça de desaparecimento de algum medicamento primordial do mercado, ora o contingente de pessoas da área assistencial estava muito baixo devido à quantidade de profissionais doentes. Isso fora a necessidade de isolar novas alas do hospital para atendimento de pacientes com Covid-19. Esta experiência, para mim e para muitos outros foi, sem dúvida, a mais impactante e inesquecível', desabafa Dr. Paulo Sérgio.
Futuro
Desde 2003, o São Joaquim Hospital e Maternidade participa do processo de Acreditação Hospitalar, a fim de promover a qualidade e a segurança dos cuidados assistenciais aos seus clientes, por meio de padrões e requisitos definidos pela ONA e reconhecidos internacionalmente. Além da acreditação ONA, o São Joaquim conta com a aprovação do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), tem o selo Ouro da Unimed Brasil em Hospital de Sustentabilidade e é reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como Hospital Sentinela.
Em 2021 e 2022, o hospital foi citado entre os 50 melhores pela Worlds Best Hospitals, pesquisa realizada pela publicação norte americana Newsweek em parceria com a empresa de coleta de dados Statista Inc., que revelou os melhores hospitais do mundo.
'Atualmente, há necessidade de ampliar ainda mais o tamanho do hospital para melhor atender ao crescente número de clientes do nosso plano de saúde Unimed, assim como os outros clientes da cidade e região que nos procuram. Essa ampliação já está aprovada e deve começar no próximo ano. A construção de um prédio anexo terá onze andares e isso é motivo de orgulho para nós', finaliza Dr. Paulo Sérgio.
A classificação foi anunciada pela consultoria Great Place to Work no começo de setembro e reflete a satisfação dos colaboradores de todos os departamentos da cooperativa médica.
Ribeirão Preto (SP), 5 de outubro de 2022 ? A Unimed Ribeirão Preto conquista uma importante premiação da GPTW (Great Place to Work). Pela primeira vez, a cooperativa médica foi classificada entre as 100 melhores empresas para se trabalhar no Estado de São Paulo, além de figurar entre as 20 grandes melhores do interior, em pesquisa realizada pela GPTW, consultoria especializada neste tipo de aferição em esfera nacional e internacional. A entrega do troféu foi realizada no início de setembro.
O prêmio é realizado a partir de pesquisa junto aos colaboradores das empresas participantes, considerando as maiores pontuações obtidas em diversos critérios. Esta foi a quarta edição regionalizada em São Paulo e reuniu a inscrição de mais de 600 empresas que, somadas, empregam pouco mais de 1,081 milhão de pessoas. Metade destas empresas estão inseridas na região metropolitana e a outra metade no interior do Estado.
Para o presidente da Unimed Ribeirão Preto, Gustavo Ribeiro de Oliveira, este reconhecimento é mais um destaque para a Unimed, que atua em um mercado profissional altamente competitivo. 'Nossa preocupação é com o ser humano, por isso, as pessoas estão sempre no centro de nossas estratégias. Hoje sabemos o que atrai o colaborador, além dos salários e benefício, é a experiência que as empresas, como um todo, oferecem, ou seja, o quanto esse profissional terá a chance de se desenvolver e aprender, além da garantia de equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal', alerta.
Júlio César Paim, CEO da Unimed Ribeirão Preto e diretor responsável pela gestão de pessoas, destaca que o universo corporativo é desafiador e muitos são os dilemas enfrentados, exigindo de lideranças e da alta administração um olhar atento às necessidades cotidianas. 'Como instituição de saúde, o lema ?cuidar de quem cuida? tornou-se ainda mais vivo e prioritário nos últimos dois anos', lembrando das novas demandas que surgiram. 'Ampliamos nossos cuidados, aperfeiçoamos os programas de apoio emocional e de qualidade de vida. Praticamos a vivência. Como fruto deste esforço contínuo, tivemos este reconhecimento de nossos colaboradores em nossas avaliações de clima organizacional. Valorizamos a experiência com o mesmo zelo que cuidamos dos jovens, sem distinção de qualquer natureza e, assim, solidificamos nossos valores', destaca o executivo, lembrando que a Unimed Ribeirão Preto conta hoje em seu quadro de colaboradores com a participação feminina superior a 75%, inclusive nos cargos de liderança.
A gerente de pessoas do setor de Recursos Humanos da Unimed Ribeirão Preto, Cecília Neves, avalia o GPTW como uma conquista, fruto da dedicação de todos, mas afirma 'não é ponto de chegada e, sim, o guia de uma trajetória que aponta o caminho mais assertivo na condução do clima organizacional a partir da percepção dos colaboradores'. Ela destaca que este reconhecimento motiva a equipe no aprimoramento de processos e práticas de gestão, fazendo com que a cooperativa busque ser uma instituição de saúde para médicos, colaboradores e clientes. 'O GPTW é uma ferramenta que nos apoia a trilhar o melhor caminho para atingirmos melhores resultados. Representa que estamos na direção certa, apesar de todas as adversidades que o mercado impõe e diante do contexto da saúde no Brasil, advindos da pandemia, dentre outros fatores', finaliza.
Aconteceu a 3ª edição da Corrida Unimed São Carlos Mude1Hábito. O evento foi destinado para toda família e realizado em dois dias, 8 e 9 de outubro. No primeiro dia, tivemos a Corrida Kids e a 1ª Cãominhada, uma novidade que a cooperativa trouxe esse ano. Foram 150 crianças, de 3 a 11 anos, na Corrida Kids e 54 cachorros participaram da Cãominhada. Já o segundo dia de prova foi destinado para a caminhada e corrida dos adultos. Ao todo, foram 1255 inscritos, sendo 650 para a corrida de 5 km, 378 para a corrida de 10km e 227 inscritos para a caminhada de 5km.
Bolívar Soares Mendjoud, presidente da Unimed São Carlos, ressalta a importância de saúde e lazer estarem sempre lado a lado, proporcionando o bem-estar físico e mental.
?Depois de dois anos de pandemia, nós conseguimos proporcionar à população de São Carlos esse novo evento, na sua 3ª edição. Foi um sucesso. O número de inscritos nos surpreendeu positivamente. Nós, da Unimed São Carlos, além de tratar fisicamente e mentalmente, também precisamos proporcionar eventos de lazer, que é um dos marcos para a gente conseguir uma saúde de melhor qualidade a todos?.
A Unimed São Carlos contou com o apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, Shopping Iguatemi, Polícia Militar, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e da Suzantur. Além disso, patrocinaram o evento as empresas GFS Segurança, Sicoob, ACISC, Tempo Comunicação, SPSP, EPTV, CBN, Cidade On, Seguros Unimed, Leo Suplementos e a clínica Cuhidar Saúde. A organização do evento foi realizada pela Personew.
Confira o resultado das provas:
Prova 5km feminino:
1ª JUILIA MUNHOZ
2ª LUMA GUILLEN
3ª VERA LÚCIA CALEGARI DA SILVA
4ª ANDRESA ZAMAI
5ª DORALICE ARAUJO
Prova 5km masculino:
1º RENATO SILVA
2º ICARO CAVALCANTI
3º LUCAS ROLLON
4º ALDO CARLOS DE MORAIS
5º LUCAS FERRAZ
Prova 10km feminino:
1ª BRUNA CALAZANS LUZ
2ª NETHAVANI OCTARIA
3ª FLÁVIA ALVARENGA
4ª ADRIANA CARRETERO CARSOLI
5ª VANESSA OLIVEIRA
Prova 10km masculino:
1º FABIO MOTA PAIVA
2º JOAO DE SOUZA
3º JONATHAN CARLOS MARTINS DE SOUZA
4º ADEMÍLSON TENÓRIO DA SILVA
5º EDUARDO SANTOS
Vídeo
Esse site utiliza cookies para viabilizar a sua navegação, gerenciar suas funcionalidades e aprimorar sua interação com nossos produtos e serviços. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, precisam de seu consentimento para serem utilizados.
Para saber mais visite a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.
Esse site utiliza cookies para viabilizar a sua navegação, gerenciar suas funcionalidades e aprimorar sua interação com nossos produtos e serviços. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, precisam de seu consentimento para serem utilizados.
Para saber mais visite a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.