Fale conosco      SAC 0800 723 1134
Webmail      
Guia médico Institucional Clientes Prestadores Contrato Ouvidoria 2ª via de Boleto
Trabalhe conosco Guia médico Institucional Clientes Prestadores Contrato Ouvidoria 2ª via de Boleto

Unimed em Ação é um boletim criado para divulgar atividades da Unimed Nordeste Paulista e de suas Singulares.
É um canal de comunicação voltado a diretores, cooperados e colaboradores.

 

Unimed Nordeste Paulista completa 25 anos.

A Unimed Federação Intrafederativa Nordeste Paulista iniciou suas atividades em 1996, com o objetivo de integrar e assessorar as cooperativas que integram seu quadro social.

A Unimed Nordeste Paulista completou 25 anos de história. Com o objetivo de integrar as cooperativas e propiciar-lhes assessorias nas áreas técnicas, cultivando a filosofia cooperativista entre dirigentes, médicos cooperados e colaboradores, a Unimed Federação Intrafederativa Nordeste Paulista iniciou suas atividades em 16 de agosto de 1996.

Seu quadro social é composto por 17 Unimeds Singulares: Alta Mogiana (Orlândia), Araraquara, Barretos, Batatais, Bebedouro, Franca, Ibitinga, Jaboticabal, Mococa, Monte Alto, Norte Paulista (Ituverava), Pitangueiras, Ribeirão Preto, Santa Rita/Santa Rosa/São Simão, São Carlos, São José do Rio Pardo e Sertãozinho.

A celebração foi promovida junto aos colaboradores, que receberam um mimo na data do aniversário, juntamente com cartão de agradecimento, por fazerem parte da história da Cooperativa. Além disso, todos puderam deixar um registro no painel de fotos, que relembrou a história, por meio de imagens dos 25 anos de memórias.

 

 
 

Unimed Alta Mogiana promove capacitação em AIS.

Evento foi realizado com todas as medidas preventivas contra a covid-19.

Em 29 de julho, retornando às atividades presenciais, a Unimed Alta Mogiana deu continuidade à capacitação da equipe em Atenção Integral à Saúde, com a realização da palestra “AIS do conceito ao resultado”.

O treinamento contou com a presença do Dr. Lincoln Cubiça de Carvalho, que é médico especialista em Medicina de Família e Endocrinologia, pós-graduado em Endocrinologia e Metabologia pelo Instituto de Pesquisas Médicas do Rio de Janeiro.

O evento ocorreu cumprindo todas as medidas preventivas da covid-19, respeitando o distanciamento social, uso obrigatório de máscara e disponibilizando álcool em gel.

Na sequência, a equipe assistencial do AIS continuou a capacitação, por meio de treinamentos on-line, via plataforma Zoom.

 

 

Unimed Araraquara renova contrato de apoio às Escolinhas de Esportes da Prefeitura.

“Só temos a agradecer a oportunidade em poder participar, contribuindo na formação da nossa cidade”, comenta o Dr. José Paulo Luz Lima, Diretor Presidente.

Sempre preocupada em participar de iniciativas sociais visando melhores oportunidades para toda a população da cidade, a Unimed Araraquara renovou, por mais seis meses, o contrato de apoio às Escolinhas de Esportes da Prefeitura de Araraquara.

A assinatura da parceria foi feita na noite de 2 de agosto, em uma cerimônia com a presença de Dr. José Paulo Luz Lima (Diretor Presidente), Dr. Emerson Carlos (Diretor de Mercado) e Rodrigo Marine (Gestor de Mercado).

“É com muita alegria que fechamos a continuidade desse processo. Essa pandemia estragou todo o convívio. Imaginamos o prejuízo que as crianças tiveram perdendo o acesso a essas atividades. Só temos a agradecer a oportunidade em poder participar, contribuindo na formação da nossa cidade”,comenta o
Dr. José Paulo Luz Lima, Diretor Presidente.

Parceira do projeto desde 2000, a Unimed Araraquara fornece equipamentos esportivos (uniformes, bolas, redes etc.) e também contribui com passes escolares para o transporte de alunos e monitores. O convênio ainda prevê a avaliação e o tratamento fisioterápico (limitados conforme contrato), além do atendimento de urgência e emergência no Hospital São Paulo para ocorrências registradas durante as aulas.

“Enxergamos ações como essa como uma resposta para a comunidade. Queremos devolver à população todo o carinho e confiança que recebemos. A Cooperativa está muito feliz e satisfeita em poder ajudar”, completa o Dr. Emerson Carlos, Diretor de Mercado.

Segundo o Prefeito Edinho Silva, as Escolinhas de Esportes da Prefeitura formam o maior projeto de inclusão social por prática esportiva no interior de São Paulo. “Ganhamos essa dimensão porque temos um grande parceiro como a Unimed. Mesmo quem não se tornar um atleta de alto nível, será uma cidadã ou um cidadão muito melhor. Muito obrigado”, pontua.

Além de representantes da diretoria da Unimed Araraquara e o prefeito Edinho Silva, também participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), a vereadora Thainara Faria e os vereadores Paulo Landim e Emanoel Sponton; as secretárias Milena Pavanelli (Esportes e Lazer) e Juliana Agatte (Governo, Planejamento e Finanças); a coordenadora de Projetos Sociais da Secretaria de Esportes e Lazer e presidente da Fundesport, Roseli Gustavo; o coordenador de Esportes e Lazer de Alto Rendimento, Edio Lopes; o coordenador de Gestão das Ações de Proteção contra Covid-19 nas Escolinhas de Esportes, Alisson Alves da Silva; o gestor das Escolinhas de Esportes, Júlio Cezar Invenzioni Alexandre, além de outros gestores e monitores; e a atleta Nicoly Aprígio da Silva, do futebol feminino da Ferroviária, representando os ex-atletas das Escolinhas de Esportes.

RETOMADA
Com suas atividades paralisadas desde março do ano passado por conta da pandemia da covid-19, as Escolinhas de Esportes de Araraquara retornarão no dia 17 de agosto, retomando as aulas em 54 polos, localizados em 41 bairros da Morada do Sol.

Direcionadas para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, as inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esportes e Lazer, que fica localizada no Gigantão. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 16h30.

Ao todo, são 19 modalidades disponíveis: futebol, futsal, basquete, voleibol, handebol, natação, xadrez, damas, atletismo, karatê, judô, taekwondo, tênis de mesa, tênis, badminton, skate, rugby, capoeira e ginástica artística.

São Joaquim recebe Selo de excelência.

Hospital foi recertificado com nível 3 de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

O São Joaquim Hospital e Maternidade passou pelo processo de reavaliação para certificação de Acreditação e foi aprovado com excelência pela quarta vez consecutiva pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade responsável por promover a metodologia que concede o selo de qualidade para os hospitais que se destacam em seus serviços. A ONA conta com uma parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Saúde.

Para atingir a acreditação com excelência, o hospital precisou atender três critérios importantes:
- Cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;
- Cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada;
- Cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Desde 2003, o São Joaquim Hospital e Maternidade participa do processo de Acreditação Hospitalar, a fim de promover a qualidade e a segurança dos cuidados assistenciais aos seus clientes, por meio de padrões e requisitos definidos pela ONA e reconhecidos internacionalmente.

Além da acreditação ONA, o São Joaquim conta com a aprovação do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), tem o selo Ouro da Unimed Brasil em Hospital de Sustentabilidade e é reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como Hospital Sentinela.

Recentemente, o hospital foi citado entre os 50 melhores pela Worlds Best Hospitals 2021, pesquisa realizada pela publicação norte-americana Newsweek em parceria com a empresa de coleta de dados Statista Inc., que revelou os melhores hospitais do mundo. A lista completa menciona 2.000 hospitais de 25 países, incluindo o Brasil, que se destacam por sua excelência consistente, incluindo médicos renomados, cuidados de enfermagem de primeira linha e tecnologia de ponta.

SOBRE O SJHM
Fundado em 1990, o São Joaquim Hospital e Maternidade surgiu do sonho de alguns médicos de Franca que buscavam melhorias no atendimento da população. Hoje, com mais de 30 anos de história, o São Joaquim se tornou um dos principais hospitais da região, sendo referência no atendimento médico e hospitalar.

O SJHM disponibiliza acomodações adequadas, atendendo a padrões de hotelaria hospitalar com foco na segurança, comodidade e conforto do paciente. Preparado para atender alta complexidade em diversas especialidades médicas, Centro Cirúrgico e Obstétrico de referência em toda a região, área diagnóstica por imagem e laboratorial com tecnologia  de precisão nos resultados dos exames.

 

Unimed Franca promove Simpósio Internacional de Segurança do Paciente.

Evento online e gratuito no dia 17 de setembro e contará com especialistas do Brasil, Itália e Portugal.

A Unimed Franca promoverá, em 17 de setembro, o Simpósio Internacional de Segurança do Paciente, evento on-line que será transmitido ao vivo pelo YouTube oficial da marca (unimedfranca).

Especialistas do Brasil, da Itália e de Portugal abordarão diversos assuntos referentes ao tema, com destaque para resultados e desfecho com foco na segurança do paciente e acreditação e segurança do paciente baseados em desafios globais.

Além das discussões acerca do tema principal do simpósio, serão apresentados cases do São Joaquim Hospital e Maternidade, da Unimed Litoral e da Unimed Fesp.

O evento é gratuito e acontecerá entre 9h e 16h40. As inscrições são feitas por meio do link https://bit.ly/Simposio17-09

Conheça os participantes convidados:
Dra. Ana Carolina Moreno
Fellowship da International Society for Quality in Health Care (ISQua), criadora do Portal Qualificação. Atuou como superintendente da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Dr. Roberto Falvo
Médico no Ministério da Saúde da Itália, coordenou diversas estratégias para o enfrentamento da covid-19 no país.

Dra. Maria Magalhães
Improvement Advisor do Institute for Healthcare Improvement (IHI), gestora coorporativa da qualidade e segurança do paciente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Dr. Carlos Hiran Goes de Souza
Expert e Avaliador da International Society for Quality in Health Care (ISQua), membro fundador da Academia Internacional de Qualidade e Segurança em Saúde (IAQS/ISQua), VP e CEO de Portugal e Brasil da American Accreditation Commission International (AACI).

Clemente Nóbrega
Físico e engenheiro nuclear, especialista em ciência da complexidade e inovação em saúde, autor de nove livros voltados para ciência da inovação.

Gilvane Lolato
Graduada em Administração pela Universidade Gama Filho, especialista em gestão em saúde e controle de infecções pela CCI Med, especialista em qualidade e segurança do paciente. Gerente educacional Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Dr. Daniel Haber
Médico otorrinolaringologista. Diretor Presidente Unimed Franca e São Joaquim Hospital e Maternidade.

Dr. Marco Antônio Benedetti Filho
Médico hematologista Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e MBA empresarial em gestão de serviços em saúde pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Foi Diretor do Núcleo de Hemoterapia de Franca, é ex-presidente da Unimed Franca e atual assessor médico do Hospital São Joaquim de Franca.

Dra. Gislaine Floricena Ferreira Almeida
Residência Médica em Cardiologia na Santa Casa de Ribeirão Preto. Título de Especialista em Cardiologia e Medicina Intensiva. MBA em Gestão de Negócios em Saúde.  MBA em Gestão e Inovação em Medicina.  Médica cooperada Unimed Franca, pertence ao Corpo Clínico do Hospital São Joaquim de Franca desde 1996.

Dra. Claudia Zenesi Cafalli
Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Doutorado em Imunologia Básica e Aplicada no Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Gestora responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Unimed FESP).

Suzini Werner
Graduada em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí (Unível), MBA em Lean Six Sigma pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-Paraná). Coordenação da Qualidade e Epidemiologia no Hospital da Unimed Litoral.

Unimed Jaboticabal recebe prêmio QualifiCare.

Cooperativa foi reconhecida por excelência em atendimento e busca por melhorias.

A Unimed Jaboticabal recebeu, em 2021, o prêmio APS QualifiCare. É o segundo ano consecutivo em que a Cooperativa conquista esse reconhecimento.

O Programa QualifiCare APS (Atenção Primária à Saúde) teve início em 2019, com o propósito de ajudar as cooperativas médicas a conhecerem melhor sua realidade, para desenvolver ações de melhoria contínua, buscando, dessa forma, a certificação de boas práticas em APS, além da preparação para atender a Resolução Normativa 440 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Organizado pela Unimed Fesp (Federação das Unimeds do Estado de São Paulo), o projeto visa estimular a excelência no atendimento, realizando avaliação e certificação dos recursos e serviços próprios das Unimeds paulistas.

O projeto tem o objetivo de ajudar na qualificação e estruturação dos serviços de atenção primária, apoiando cada Singular a desenvolver ações e a buscar a certificação de boas práticas, conforme as normas da ANS.

Este projeto é aplicável aos serviços de atenção primária já implantados pelas Singulares do estado de São Paulo, que aderirem à avaliação.

A APS DA UNIMED JABOTICABAL
O conceito de Atenção Primária à Saúde é adotado mundialmente e visa entender a necessidade de cada paciente para prevenir doenças, diagnosticar com maior precisão e adotar tratamentos e reabilitações mais eficazes.

O objetivo é agregar na APS o cuidado às mais variadas necessidades em saúde de cada indivíduo e família. A equipe APS é a responsável por cuidar da saúde de seus pacientes como um todo, incluindo atividades de prevenção, educação em saúde e reabilitação, entre outras.

A ideia é que cada pessoa (ou família) seja atendida sempre pela mesma equipe, desenvolvendo vínculo que permite um melhor cuidado. Para isso, cada pessoa é estimulada a escolher seu médico responsável.

 

Relacionamento com empresas clientes

Em agosto, a Unimed Jaboticabal promoveu um workshop especialmente voltado a empresas clientes, no prédio do Departamento Comercial da Cooperativa.

O evento foi o primeiro realizado presencialmente, depois do início da pandemia. Todos os protocolos de segurança e higiene sanitária foram seguidos, como número restrito de participantes, distanciamento social, uso de máscara e de álcool em gel.

O workshop foi voltado aos profissionais dos departamentos de recursos humanos das empresas clientes. Participaram 27 representantes de 19 empresas, divididos em dois dias de evento.

Durante o workshop, os profissionais da Unimed fizeram uma apresentação de temas relevantes, para facilitar as rotinas entre a Cooperativa e as empresas.

Foram debatidos temas como “Os Riscos na Gestão do Plano de Saúde”, “Elegibilidade dos Colaboradores”, “Subsídio”, “Coparticipações”, “Operações Administrativas”, “Questionário de Saúde”, “Inclusões e exclusões”, “Regularização de Contratos” e “Estratégia de Redução de Riscos”.

Os profissionais do departamento comercial da Unimed também falaram de uma novidade que está sendo oferecida pela Cooperativa, sem custo, a todos os seus clientes: o Pronto-Atendimento Digital.

Agora, todo cliente pode, da sua casa, do trabalho ou de onde estiver, fazer uma videochamada e falar com uma equipe médica para ter atendimento por tablet, computador ou celular.

Também foram esclarecidas dúvidas referentes às atualizações na legislação da área da saúde.

Para Anderson Francisco, do departamento de recursos humanos da empresa Oxiquímica, “é muito importante a interação da Unimed com as empresas através de workshop, pois, além dos esclarecimentos técnicos, estreita e humaniza o relacionamento”.

A Unimed Jaboticabal externou gratidão a todos os presentes e reiterou que a Cooperativa está sempre à disposição, para oferecer o suporte necessário às empresas clientes.

Unimed Ribeirão Preto investe em novo Centro de Reabilitação.

Inauguração do espaço, que vai permitir ampliação dos atendimentos aos clientes adultos, está prevista para o mês de setembro.

O novo Centro de Reabilitação da Unimed Ribeirão Preto, localizado na rua Marcondes Salgado, 1.435, está em fase final de adaptação dos espaços.  A previsão é que a unidade de atendimento especializado fique pronta já em setembro.

A primeira unidade deste serviço próprio foi inaugurada em junho de 2019 e funciona na avenida Nove de Julho, 668, com foco em atender clientes de pós-operatório e que sofreram algum tipo de trauma ou lesões agudas.

Atualmente, nesta unidade, são prestados atendimentos para adultos em reabilitações ortopédica, respiratória, cardíaca, do assoalho pélvico e vascular e também reabilitação em neuropediatria.

"Com o novo espaço, teremos condições de separar os atendimentos aos públicos infantil e adulto, e, desta forma, oferecer ainda mais atenção para cada paciente, em unidades distintas", explica Aline Reami Berno, fisioterapeuta coordenadora do Centro de Reabilitação.

“A nova unidade da rua Marcondes Salgado permitirá ampliar os serviços para a neurologia adulta, que até o momento não era oferecido devido à limitação estrutural, além de triplicar a capacidade atual de atendimento para os clientes adultos”, afirma Dr. Álvaro Nogueira, coordenador médico da unidade.

Já o atendimento para as crianças em neuropediatria será mantido na unidade da avenida Nove de Julho.

"O novo Centro de Reabilitação é mais um passo em nossa política de investimento constante para proporcionar mais acolhimento e oferecer melhorias no atendimento aos nossos clientes", afirma Dr. Gustavo Ribeiro de Oliveira, presidente da Unimed Ribeirão Preto.

Unimed São Carlos realiza levantamento arbóreo no Parque do Bicão e projeta revitalizações.

Resultados fornecerão subsídios para a execução de um projeto de educação ambiental, destinado a escolas do município.

A Unimed São Carlos contratou um serviço especializado para realizar o levantamento arbóreo do Parque do Bicão, a fim de identificar, catalogar e analisar todas as espécies arbóreas do local. O levantamento teve início em abril e foi finalizado em junho e apontou a existência de 1.376 árvores localizadas no parque e em seu entorno, de várias espécies e grupos. Os resultados desta assessoria fornecerão subsídios para a execução de um projeto de educação ambiental destinado a crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas do município.

Além disso, através desse estudo, foi possível identificar 55 árvores que deverão ser retiradas o mais breve possível, pois oferecem um alto risco de queda. Dessa forma, esse levantamento poderá ser utilizado para planejamento de ações adequadas, tanto para a manutenção da vegetação existente, quanto para a retirada dos exemplares que oferecem risco, sempre cumprindo as medidas compensatórias necessárias.

Durante reunião, realizada em 4 de agosto, entre a Unimed São Carlos e as Secretarias de Obras Públicas, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, Serviços Públicos e Habitação e Desenvolvimento Urbano, ficou definido que a retirada das árvores condenadas será realizada pela Prefeitura e a compensação será responsabilidade da Cooperativa. Também foi pauta a reforma da barragem, danificada pelas chuvas, em janeiro. A licitação para recuperação da represa já foi lançada.

Em paralelo a esses projetos, a Unimed São Carlos irá iniciar a execução de melhorias em alguns pontos do parque, como banheiros, playground, equipamentos de ginástica e paisagismo.

ADOÇÃO DO PARQUE DO BICÃO
Em agosto de 2020, a Unimed São Carlos assinou, junto à Prefeitura, o termo de adoção do Parque do Bicão, passando a ser responsável pela manutenção e revitalização do local. Desde então, a Cooperativa vem estabelecendo projetos para viabilizar a melhora do Parque.

Atualmente, está sendo realizada a limpeza diária do local, por meio da qual já foram retiradas mais de 30 toneladas de entulhos e resíduos.

Foi realizado o levantamento planialtimétrico cadastral georreferenciado do local, necessário para elaboração de projetos para a execução de obras.

Além disso, em outubro de 2020, a Unimed São Carlos realizou um concurso para revitalização do parque, cujos finalistas trouxeram ideias inovadoras e criativas para melhorias nas instalações.

O projeto de adoção do Parque do Bicão pela Unimed São Carlos tem como finalidade aumentar a qualidade de vida da população, bem como salientar a preocupação com a saúde da sociedade.

Levantamento arbóreo identificou e catalogou todas as árvores do Parque do Bicão e de seu entorno.
A identificação das árvores será utilizada para realização de um projeto de educação ambiental.

Profissionais recebem treinamento para cuidados com politraumatizados.

Curso foi ministrado a enfermeiros e técnicos em enfermagem que atuam no Centro de Referência e atuarão no Hospital Unimed.

Como parte dos programas de capacitação profissional que a Unimed Rio Pardo oferece periodicamente aos seus colaboradores, nos dias 16 e 17 de agosto foi promovido, no auditório da Medicina Preventiva, o curso “Assistência de Enfermagem ao Politraumatizado no Intra-Hospitalar”.

Destinado aos enfermeiros e técnicos em enfermagem que atuam no Centro de Referência e atuarão no Hospital Unimed, o treinamento foi organizado pelo coordenador de Recursos Humanos, Leonardo Machiti, e pelo responsável técnico do serviço de Enfermagem, enfermeiro Willian Clementino.

O curso contou com a parceria do Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e foi ministrado pelo Dr. Thiago José Querino de Vasconcelos, médico anestesiologista pela Unicamp, instrutor de ACLS pela American Heart Association e mestrando do Programa de Ciências da Saúde no Hospital Sírio Libanês.

Durante o evento, que foi composto de aulas teóricas e práticas com simulações realísticas, foram abordados os cuidados hospitalares dos pacientes politraumatizados (contusões, ferimentos, fraturas) em urgência e emergência.

“A assistência de enfermagem ao politraumatizado no ambiente hospitalar requer detalhes específicos a cada situação e capacitação especializada. Por isso, o curso teve como objetivo capacitar os profissionais envolvidos para a realização da assistência individualizada e adequada para cada caso, priorizando a segurança e a qualidade”, resume Leonardo Machiti, coordenador de RH da Unimed.

 


Esse site utiliza cookies para viabilizar a sua navegação, gerenciar suas funcionalidades e aprimorar sua interação com nossos produtos e serviços. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, precisam de seu consentimento para serem utilizados.
Para saber mais visite a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Esse site utiliza cookies para viabilizar a sua navegação, gerenciar suas funcionalidades e aprimorar sua interação com nossos produtos e serviços. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, precisam de seu consentimento para serem utilizados.
Para saber mais visite a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.